No dia 05 desde mês de abril, realizou-se no Salão Nobre do Edifício Sede da Junta de Freguesia de Nogueira e Silva Escura a 1.ª Reunião da Assembleia da Comunidade, uma iniciativa da Mesa da Assembleia de Freguesia com o intuito de dar a conhecer e dinamizar a atividade de diversas entidades e organizações com impacto direto em Nogueira e Silva Escura.
A reunião foi presidida pelo Presidente da Assembleia de Freguesia, Nogueira dos Santos, que iniciou os trabalhos agradecendo a presença da plateia e apresentando o modelo de funcionamento. Abriu então o período antes da ordem do dia, no qual intervieram os convidados, mais propriamente o Presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, que descreveu a ação do órgão autárquico que dirige e a sua influência na Freguesia e no Concelho, e a Provedora da Santa Casa da Misericórdia da Maia, Maria de Lurdes Maia, cujo discurso realçou a presença da Santa Casa na Freguesia, consubstanciada pela Creche-Infantário no Lugar do Rio e pelo Centro de Dia no Lugar de Sá.
Já no ponto da ordem do dia houve lugar para a intervenção do Presidente da Associação de Pais da Escola de Barroso, Eduardo Freitas, que partilhou o plano de atividades respetivo e a vontade de motivar mais pais a integrar a organização. Seguiu-se a representação da Conferência de São Vicente de Paulo de Silva Escura, pelo Presidente Jaime Rocha, que referiu as dificuldades da instituição na obtenção de verba para a entrega de bens a 23 famílias carenciadas que apoiam por meio de cabazes mensais e, ainda, na resolução da situação de sem-abrigo na área geográfica de Silva Escura. Damas Ribeiro tomou a palavra em nome do Condomínio do PER de Silva Escura, fazendo-se acompanhar de um vídeo realizado por crianças residentes no mesmo onde foram expostos os problemas de salubridades das habitações, o desejo de ver restaurado o parque infantil em madeira e o apelo à instalação de equipamento de manutenção para os jovens.
O Padre Vítor Ramos, como Pároco da Paróquia de Santa Maria de Nogueira, veio falar do crescimento de ambas as Paróquias da Freguesia e frisou o grande objetivo atual de concluir as obras a decorrer junto a ambas das Igrejas, a fim de assegurar melhores condições para a prática religiosa.
O último interveniente foi o Presidente do União Nogueirense Futebol Clube, Fernando Botelho, que mostrou um vídeo sobre os vários escalões da prática desportiva do Clube e as suas conquistas, provando um grande investimento na formação, cada vez mais reconhecida fora do concelho, agradecendo o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. No final da reunião, o Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia fez uma retrospetiva do que ali havia sido partilhado e propôs a realização de uma caminhada solidária, a ocorrer no verão, entre os PER’s da Freguesia, sendo que a receita reverteria na totalidade a favor das Conferências Vicentinas de Nogueira e Silva Escura, tendo no momento colhido a concordância de todos e o apoio da Junta de Freguesia.
Encerrada a sessão com esta proposta e a previsão de agendamento de nova Reunião da Assembleia da Comunidade, antevê-se desde já o contributo direto na vida dos Fregueses, não só por divulgar o que de bom se faz em Nogueira e Silva Escura, em áreas tão diversas como organização autárquica, educação, habitação, ação social, assistência e caridade por estruturas paroquianas e desporto, mas também por promover novas iniciativas de incentivo e cooperação.
Entretanto, alguns dos participantes já se reuniram para organizar a caminhada solidária, consolidando um dos propósitos da assembleia do início do mês: o de promover e dinamizar o sentido de comunidade.