A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) da Maia será debatida e votada na segunda-feira, dia 30 de dezembro, numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal, marcada para as 21h30, no salão nobre dos Paços do Concelho.
A Assembleia Municipal da Maia vai reunir-se na próxima segunda-feira para discutir e votar a segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), que introduz mudanças destinadas a atrair novas atividades económicas, promover a mobilidade sustentável e valorizar as áreas agrícolas do concelho.
A proposta já foi aprovada em reunião do executivo camarário e estabelece objetivos como a criação de condições fiscais, logísticas e infraestruturais para empresas e entidades públicas e privadas. O novo PDM pretende, ainda, alinhar o desenvolvimento industrial com a economia 4.0 e reforçar a qualidade de vida dos munícipes através da melhoria da rede de espaços públicos e da contenção da expansão urbana.
Outra das prioridades passa pela valorização da ruralidade, através do fortalecimento da centralidade agrícola e da promoção de práticas urbanísticas que respeitem as morfologias e paisagens locais. O documento redefine conceitos-chave, como cedências e colmatação urbana, e atualiza servidões e restrições de utilidade pública, introduzindo uma abordagem qualitativa na gestão territorial.
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, o plano reforça também instrumentos de equidade social, com medidas para estimular a habitação acessível e a resiliência ambiental, contribuindo para a coesão social no município.