A Associação de Futebol do Porto (AFP) anunciou o adiamento das jornadas marcadas para os dias 20, 21 e 22 de setembro, devido à grave situação de incêndios que afeta o distrito.
Em resposta à crise de incêndios que está a atingir o distrito do Porto e a outras regiões do país, a Associação de Futebol do Porto (AFP) decidiu adiar as jornadas agendadas para os dias 20, 21 e 22 de setembro. A decisão, segundo a organização, teve em consideração várias recomendações de saúde pública e medidas de emergência locais.
Entre os fatores que influenciaram o adiamento estão as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), que alertou para os riscos da inalação de fumos e exposição ao calor extremo, bem como o encerramento de espaços desportivos por parte de alguns municípios. O agravamento das condições meteorológicas, aliado à ativação de Planos Municipais e do Plano Distrital de Emergência e Proteção Civil, também contribuiu para a decisão da AFP.
A entidade sublinha que esta medida visa garantir a defesa da saúde pública, respeitar as condições de equidade desportiva e salvaguardar a integridade dos atletas e equipas técnicas. As novas datas para as jornadas adiadas serão comunicadas brevemente, com os devidos ajustes nos calendários das competições.
Os clubes, SAD’s, SDUQ’s, árbitros e órgãos de comunicação social foram notificados desta alteração, sendo esperado que os jogos sejam remarcados assim que as condições melhorem e os espaços desportivos sejam novamente acessíveis.