Prepara-se agora para implementar o Projeto ECO – Educar. Cuidar. Orientar.
A SEMENTE, Associação de Voluntários LIPOR, vai utilizar a doação de 50 mil euros da Ferrovial para implementar o Projeto ECO – Educar. Cuidar. Orientar.
O Projeto tem como objetivo apoiar famílias que em contexto pandemia e pós-pandemia venham a ver a sua situação económica e estabilidade familiar abalada e que passem por momentos críticos e de necessidade por motivos como o desemprego ou redução salarial.
O Projeto ECO – Educar. Cuidar. Orientar. conta com quatro eixos de intervenção e apoio: Alimentar, Educação, Emprego e Saúde. Uma família poderá usufruir de apoio a um só eixo, ou, em instância mais grave, nos quatro eixos.
Susana Abreu, gestora da Unidade de Negócio Internacional e responsável pela SEMENTE, explicou ao NOTÍCIAS MAIA, no que respeita ao eixo Alimentar, “serão adquiridas “cestas” básicas de alimentos a distribuídas pelas famílias com uma periodicidade pré estabelecida”.
No eixo da Educação, “prevemos apoiar as famílias na aquisição de equipamentos informáticos, material escolar e afins”.
No Emprego, “a ideia é preparar e ajudar as famílias que procuram e buscam emprego”. A ajuda passará por ajudar a preparar uma entrevista, um currículo, entre outros.
No que diz respeito à Saúde, “a ideia é acompanhar famílias a consultas, caso seja necessário, tratamentos, etc. Em instâncias mais graves poderemos ainda ajudar na aquisição de medicação, por exemplo”.
Questionada sobre a possibilidade de continuar este projeto depois de esgotada a doação de 50 mil euros, Susana Abreu explicou que “a ideia será continuar, caso a situação familiar dos apoiados não melhore”. Ainda assim, “os apoios devem ser sempre encarados como temporários e não em regime de permanente, pois pretendemos ajudar as famílias a ultrapassar as situações difíceis, incutindo-lhe o espirito de busca de soluções e dando-lhes ferramentas para que com autonomia consigam ultrapassar o problema”, explica.
Câmara da Maia anuncia distribuição de máscaras aos mais carenciados