No passado sábado, dia 28 de Maio, realizou-se no Pavilhão Municipal de Ardegães, em Águas Santas, o 5º Torneio de Wushu da Maia – prova de bases, uma competição de Kung-Fu organizada anualmente pela coletividade maiata Associação Desportiva Wulin.
O Kung-Fu, em chinês Wushu, é uma arte marcial milenar original da China e enquanto modalidade desportiva é reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional, fazendo parte da lista de modalidades integradas em eventos internacionais de prestígio como os World Combat Games e os Jogos da Lusofonia.
O Torneio de Wushu da Maia, que vai na quinta edição, teve como organizadores a Câmara Municipal da Maia e o seu Pelouro do Desporto, e foi realizado sob a égide da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas, entidade responsável pela tutela do Kung-Fu Wushu em Portugal.
O clube da casa, a Associação Desportiva Wulin, participou com uma equipa composta por 17 atletas, com idades compreendidas entre os 5 e os 50 anos de idade. Através desses participantes, obteve um total de 40 medalhas: 22 de ouro, 14 de prata e 4 de bronze, uma marca que superou a última edição presencial deste torneio realizada em 2020.
Para quem quiser experimentar a modalidade e ingressar no clube, a organização maiata deixa a nota de que “a equipa de competição da Wulin treina no Pavilhão Municipal de Ardegães às segundas e quartas das 19:00 às 21:00 e sábados das 10:00 às 12:00. Os praticantes de recreação treinam aos sábados no Espaço2 (Kung-Fu Kids: 5-10 anos) das 9:30 às 10:30, e ainda no Complexo Municipal de Ginástica da Maia às terças e quintas 18:30-19:15 (crianças) e 19:30-20:15 (adultos)”.