O agendamento da prova justifica-se pela importância que adquire a criação de oportunidades para que os atletas possam tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.
A Federação Portuguesa de Atletismo está a preparar a realização dos Campeonatos de Portugal de 10.000 metros, prevendo-se que se realizem no dia 18 de dezembro.
No portal da referida Federação, pode ler-se que “uma vez que se continua a verificar o estado de emergência, com contingências diversas entre os diferentes concelhos, para permitir a deslocação dos atletas, a prova decorrerá num horário pouco habitual para um dia de semana (a partir das 15 horas), prevendo-se a realização de duas séries para cada género. Prevê-se ainda a possibilidade de realização de duas provas-extra de 5.000 metros”.
As séries A poderão ter um máximo de 15 atletas e as restantes 20, não considerando para este limite as “lebres”, e poderão também participar alguns atletas espanhóis.
A Federação adiantou que o Estádio Municipal da Maia é o local previsto para a realização desta competição, sendo que, durante os próximos dias, será divulgada mais informação sobre os Campeonatos de Portugal de 10.000 metros.