Augusto Santos Silva, atual Presidente da Assembleia da República, manifestou a sua disponibilidade para continuar no cargo e não descartou uma eventual candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026.
No decorrer de um debate numa escola da Maia, nesta segunda-feira, dia 8 de janeiro, Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República desde março de 2022, revelou estar disponível para continuar o seu trabalho no cargo atual e deixou em aberto a possibilidade de se candidatar à Presidência da República.
As declarações surgiram no final da participação do político num debate incluído nas sessões regionais do Parlamento dos Jovens.
Santos Silva tem um vasto percurso político, que inclui apoios a várias candidaturas presidenciais e filiação no PS desde 1990. Ao longo dos anos, ocupou diversos cargos governamentais, incluindo Secretário de Estado da Administração Educativa, Ministro da Educação, da Cultura, dos Assuntos Parlamentares, da Defesa Nacional, e Ministro dos Negócios Estrangeiros, em governos liderados por António Guterres, José Sócrates e António Costa.
Como Presidente da Assembleia da República, Santos Silva prometeu uma presidência “imparcial, contida e aglutinadora”, mostrando-se sempre firme na defesa dos valores democráticos, como evidenciado em confrontos com figuras de partidos de extrema-direita.