Depois de formada a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, os municípios da Maia, Santo Tirso, Valongo, e Matosinhos inauguraram, no dia 13 de novembro, a sede daquela que é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio.
A inauguração da nova casa da associação, que fica no Centro Empresarial Lionesa, foi presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes.
Durante a cerimónia, Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos e do conselho executivo da associação, explicou ao ministro que aquela entidade “não tem orçamento e que tudo o que foi feito até agora no corredor do Leça resulta da boa vontade dos municípios de porem as coisas no terreno”.
Também Silva Tiago, autarca da Maia, afirmou que “esta é uma enorme oportunidade em que estamos todos empenhados, mas serão precisas mais ajudas financeiras“. Opinião partilhada também por Alberto Costa, presidente da Câmara de Santo Tirso, que salientou que “é preciso financiamento“.
Durante a cerimónia ocorreu ainda a assinatura de um Protocolo de Cooperação Técnica entre a Agência Portuguesa do Ambiente e a Associação Corredor do Rio Leça.
Recorde-se que os quatro municípios já haviam assinado com a Agência Portuguesa do Ambiente um Protocolo de Colaboração para concretização de ações de reabilitação da rede hidrográfica do rio Leça, no valor de 4 milhões de euros.
Sobre a inauguração da nova sede, Marta Peneda, vereadora do ambiente, afirmou que se escreveu “mais uma importante página na história da recuperação do Leça”. “Desta, o renascer do Leça é a valer!”, defende a responsável.