A cerimónia solene aconteceu este sábado, 10 de julho, e distinguiu “personalidades e instituições que se distinguiram na sua atividade”.
A Câmara Municipal da Maia condecorou, com medalhas de ouro, algumas personalidades e instituições maiatas “que se distinguiram na sua atividade”.
A cerimónia solene decorreu este sábado, 10 de julho, no salão nobre dos Paços do Concelho da Maia, e contou com momentos musicais protagonizados pelo Quarteto Lusitanae Ensemble, que interpretou quatro obras inéditas de Victor Sampaio Dias, duas delas expressamente compostas para serem estreadas nesta cerimónia.
Entre as várias personalidades distinguidas está a ginasta Filipa Martins, atleta de ginástica artística que está a dias de marcar a sua segunda presença em Jogos Olímpicos, Bruno Fernandes, futebolista, e também o músico Miguel Araújo.
Foram ainda impostas medalhas de mérito (ouro) a Maria Cláudia Teixeira de Azevedo, Francisco Henrique Moura George, Miguel Ângelo Santos Esteves Rodrigues, Maria de Fátima Pereira de Azevedo Gramaxo, Maria Manuela Nogueira Lage, Bruno Miguel Borges Fernandes, Victor Manuel Martins Sampaio Dias e à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia.
Ao intervir na cerimónia, António Silva Tiago sublinhou que “na Maia, muitas são as pessoas e instituições que se destacaram nas áreas em que atuam, tanto profissionalmente como na dádiva voluntária ao serviço dos outros. Essa é mesmo uma caraterística da nossa terra”.
O presidente do município sublinhou ainda que, “felizmente, a nossa comunidade é constituída por tantas pessoas e entidades de valia comprovada, de créditos bem firmados, que prestaram assinaláveis serviços e por isso são merecedoras de público testemunho de reconhecimento. Esse espírito de dádiva e de dedicação ao bem comum é uma das muitas riquezas da Maia”.
António Silva Tiago enalteceu os homenageados, afirmando que “raramente se reuniram exemplos de vida tão inspiradores, como os que protagonizam na criação de obras de valor estético; na criação de riqueza e de emprego no nosso território; na prestação de relevantes serviços públicos, cívicos, sociais ou de saúde; na realização de notáveis feitos desportivos; ou na generosa doação de bens para fruição pública”.
Francisco Manuel Correia Lemos foi condecorado com a medalha de Serviço Público (ouro) e o Centro Hospitalar Universitário de São João viu ser-lhe imposta a Medalha de Honra.