Manuela Lopes da Silva é um perfil falso que faz campanha negra e foi identificado numa reportagem do Notícias Maia em janeiro de 2020. Veja aqui como não se deixar enganar.
A má política encontra nas redes sociais um local propício à sua existência. Na Maia, a luta política também se faz no Facebook. É uma guerra travada sem rostos, sem pudor e principalmente sem moderação. A estratégia, tipicamente, recorre a grupos de Facebook com pouca ou nenhuma moderação e a tónica é a informação falsa e o insulto.
Manuela Lopes da Silva é um perfil identificado em reportagem do jornal Notícias Maia, em janeiro de 2020. Surgiu para fazer campanha negra contra o executivo camarário. Na altura da reportagem afirmava trabalhar na Câmara Municipal da Maia e simulava ser do PSD. Agora afirma trabalhar na Câmara Municipal de Gaia. Este perfil falso existe, como os outros, para criticar e fazer campanha política.
Este perfil falso surgiu novamente, esta segunda-feira, dia 9 de agosto, no grupo Eu Moro Na Maia!, a tentar espalhas notícias falsas e má informação contra o executivo municipal.
Uma breve pesquisa na internet e é possível identificar com facilidade a utilização da fotografia de perfil como pertencente a outra pessoa. O método de recolha de imagens é o mesmo de outros perfis falsos também identificados pelo Notícias Maia, como o caso do Sousa Joana. A estratégia é usar imagens de outras pessoas, ligadas a campanhas publicitárias de empresas de recrutamento.
Não se deixe enganar. Os quatro primeiros passos para identificar um perfil falso:
- Tem foto de perfil? Muitas vezes as fotos dos perfis falsos provém de bancos de imagens ou mesmo de pessoas insuspeitas, de outras nacionalidades. Há também casos em que simplesmente a foto de perfil mostra apenas animais, paisagens ou objetos.
- Tem amigos em comum? Muitas vezes os únicos amigos dos perfis falsos são de várias nacionalidades e não há qualquer ligação entre eles.
- O perfil foi criado há pouco tempo? O Facebook já cá está há vários anos e são cada vez menos as pessoas que não têm conta nesta rede. Se o perfil foi criado há pouco tempo, desconfie.
- O perfil partilha conteúdo com amigos? Muitas vezes os perfis falsos não têm qualquer fotografia ou vídeo com os seus amigos, nem recebem interação de outras contas.
Há muitos outros perfis falsos que foram apagados e outros que ainda existem. Recorde a grande reportagem do jornal Notícias Maia sobre o assunto: