O camião TIR carregado com bens de ajuda humanitária, enviada da Maia para a fronteira da Ucrânia, chegou ontem ao seu destino e encontra-se a descarregar a sua carga. Foi igualmente enviado um autocarro para trazer pessoas da Ucrânia, que já se encontra “repleto de pessoas, mulheres, crianças e alguns homens” e a caminho da Maia.
Na passada sexta-feira, dia 11 de março, o concelho da Maia, em articulação com vários parceiros, entre os quais o Consulado da Ucrânia, criou a iniciativa “Sorrisos de Esperança”, uma “missão” que consiste em ajudar o povo da Ucrânia.
O corpo de missão partiu com um camião TIR com bens humanitários e um autocarro para ir buscar pessoas que fogem da guerra. Estas pessoas têm ligações à Maia e foram identificadas através de contacto prévio, com recurso à comunidade ucraniana que existe no concelho.
O camião TIR terá iniciado a descarga na manhã desta quarta-feira, dia 16 de março, e o autocarro já está a caminho de volta para a Maia.
O município fez saber que a viagem será “longa e exigente, com a preocupação de assegurar o conforto e a assistência às pessoas, muito em particular, das várias crianças de diferentes idades. Mas a nossa equipa, quer a que vem na estrada na viagem de regresso, como aquela que se encontra aqui, na Maia, está a cuidar de todos os detalhes para que nada falte”.
A primeira paragem será na madrugada de quinta-feira em Nuremberga.
A guerra na Ucrânia foi iniciada pela Rússia, a 24 de fevereiro de 2022. Estima-se que existam mais de 3 milhões de refugiados.