Amanhã, o autocarro do Instituto Português do Sangue e da Transplantação estará disponível na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, entre as 14h00 e as 19h00, para uma campanha de recolha de sangue. Esta iniciativa visa ajudar a suprir a constante necessidade de unidades de sangue nos hospitais portugueses.
O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) estará na Maia amanhã, dia 11 de outubro, com o seu autocarro de recolha de sangue, numa ação que decorrerá na Praça Dr. José Vieira de Carvalho, entre as 14h00 e as 19h00. O objetivo desta campanha é sensibilizar a população para a importância da doação de sangue e aumentar as reservas nacionais, que são essenciais para tratar vítimas de trauma, grandes cirurgias e doentes com cancro ou doenças hematológicas.
Diariamente, os hospitais portugueses precisam de entre 800 e 1000 unidades de sangue para assegurar tratamentos e intervenções urgentes. A doação de sangue é um gesto simples, mas com um impacto vital, podendo salvar vidas em situações críticas. O IPST apela à solidariedade de todos os que têm possibilidade de doar, lembrando que cada unidade de sangue doada pode beneficiar até três pessoas.
A doação de sangue é segura e rápida, demorando, em média, 30 minutos. Para doar, é necessário ser saudável, ter entre 18 e 65 anos e pesar pelo menos 50 kg.