Os utentes da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) terão acesso gratuito à internet nos autocarros que circulam na cidade do Porto a partir de segunda-feira e por um período experimental de seis meses.
Trata-se de um sistema que vai “colocar em rede os cerca de 400 autocarros” da empresa de transporte público, através de uma tecnologia que utiliza “não apenas a rede celular, mas também os pontos fixos de ‘wifi’ de rede de fibra óptica que existem espalhados pela cidade, através do projecto Porto Digital”, explicou hoje à Lusa João Barros, responsável pela “spin-off” Veniam’Works, que desenvolveu a tecnologia.
O serviço vai ser lançado publicamente na segunda-feira à tarde, com uma viagem inaugural com partida da praça General Humberto Delgado.
A implementação desta tecnologia comerciável, que está patenteada, “é o culminar de cinco anos de trabalho”, que envolveu cerca de 30 engenheiros, dos quais dez doutorados, no âmbito do projecto Future Cities, disse.
O também director do Centro de Competências para as Cidades do Futuro afirmou que existe “a possibilidade de assegurar a continuidade” do projecto após os seis meses experimentais, mas para já o objectivo é “aprender ao máximo como é que a rede se comporta e que tipo de tráfego é que gera”.
Fonte da STCP considera que o serviço de wifi “representa um imenso valor acrescentado para os cerca de 300 mil clientes”.
“É algo totalmente inovador e pioneiro. O Porto é a primeira cidade europeia a disponibilizar cobertura wifi na rede de autocarros públicos”, acrescentou.
João Barros adiantou que São Francisco, nos Estados Unidos da América, e Barcelona, em Espanha, “já demonstraram interesse em adoptar esta solução”.
“Esta será a primeira vez que se testa um serviço destes com esta escala”, frisou o responsável.
Elogiando o “grande empenho” da Câmara do Porto nesta expansão da cobertura da rede wifi, Barros considerou que esta experiência vai tornar o transporte público mais atractivo, o que “gera mais receitas e permite melhorar a qualidade de vida urbana”, bem como “aumentar a possibilidade de pessoas com menos recursos financeiros acederem à internet”.
Para aceder ao wifi gratuito, os utentes da STCP – mas também quem circular perto das paragens — apenas precisarão de fazer um clique na página de acesso ao sistema que lhes surgirá no ecrã do telemóvel ou de um tablet.
Fonte: Rádio Renascença