O automóvel mais antigo do mundo está em exposição na Maia, e pode ser visitado até ao final de janeiro do próximo ano.
Em exposição está uma réplica funcional do Benz Patent Motorwagen, considerado o primeiro automóvel de sempre. Patenteado a 29 de janeiro de 1886, foi feito com um motor de um cilindro e 954 centímetros cúbicos, que debita…0,75 cv.
Este modelo, que se encontra em exposição na Sociedade Comercial C. Santos, em Moreira. O veículo foi conduzido pela primeira vez em público a 3 de julho de 1886, na Ringstrasse, em Mannheim, cidade alemã do estado de Baden-Württemberg.
Ao contrário dos seus concorrentes, Benz tentou uma abordagem integrada do automóvel, sendo que o motor, o chassis e os componentes da transmissão foram feitos nas medidas certas para formarem uma única unidade.
O motor, a pesar 100 kg, era muito leve para os padrões da época mas, apesar de simples, tinha todos os componente essenciais ainda hoje encontrados na maioria dos motores de combustão interna: cambota com contrapesos, ignição elétrica e refrigeração a água. Este Benz Patent Motorwagen tinhas outras características como, por exemplo, a inclusão de um cilindro com cárter aberto, válvula de admissão controlada por uma biela excêntrica e válvula reguladora acionada por um disco de excêntricos, entre outras inovações.
O carburador desenvolvido por Carl Benz era alimentado por um depósito que continha 4,5 litros de gasolina e o Patent Motorwagen gastava cerca de 10 litros de gasolina para percorrer 100 quilómetros. O chassis era feito de tubo de aço dobrado e soldado e o veículo tinha tração traseira e a direção era ativada através da roda dianteira. Só tinha uma relação de transmissão, não dispondo de travão de pé ou marcha-atrás.
“A presença do Benz Patent Motorwagen no nosso showroom permite-nos juntar no mesmo espaço os veículos mais tecnológicos da atualidade àquele que é considerado o primeiro automóvel do mundo. Tudo isto nas nossas novas instalações, que são, também estas, um exemplo da modernidade dos novos dealer standards da Mercedes-Benz”, afirmou o chefe de vendas de veículos ligeiros de passageiros da Sociedade Comercial C. Santos, Rui Santos da Cunha.