A Torre de Controlo autorizou a descolagem de um avião quando ainda se encontrava uma viatura na pista a realizar uma inspeção. A ocorrência vai ser investigada como um “incidente grave”.
A Torre de Controlo do Aeroporto Francisco de Sá Carneiro autorizou a descolagem de um avião quando, na pista, ainda se encontrava uma viatura a realizar uma inspeção. O incidente aconteceu esta no passado dia 27 de abril, pelas 20h35, tendo sido agora divulgado.
Segundo uma Nota Informativa (NI) do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários (GPIAAF) agora divulgada, um operador terá pedido autorização ao controlador aéreo para fazer uma inspeção na pista, algo comum que acontece várias vezes ao dia. O operador estava com a respetiva viatura ‘follow-me’.
Onze minutos depois, o CTA “deu autorização para que um Boeing 737-400 [FDX4959]” se dirigisse para a pista 35 e, minutos mais tarde, que efetuasse a descolagem.
Na mesma nota informativa, o GPIAAF relata que o operador do ‘follow-me’ “reparou numas luzes fortes na linha central de pista, na zona dos caminhos de circulação C e D, luzes que pareciam estar em movimento, e por esse motivo contactou a torre via rádio, questionando se havia alguma aeronave a alinhar na pista” para descolar.
“O CTA confirmou uma aeronave em corrida de descolagem e solicitou ao ‘follow-me’ uma saída imediata para a berma esquerda da pista”.
Pela perceção do operador do ‘follow-me’ e provisoriamente verificados nos dados do radar de solo, a distância entre a aeronave e o veículo foi estimada em torno dos 300 metros”.
A investigação do GPIAAF vai debruçar-se sobre “o funcionamento do órgão ATC [Controlo do Tráfego Aéreo] e os respetivos fatores organizacionais, procedimentos envolvidos na coordenação das operações de terra, os fatores humanos envolvidos, fatores técnicos e equipamentos disponíveis e as medidas de gestão do risco relativamente às incursões de pista”.