A Câmara Municipal da Maia abriu um espaço físico do BUPi – Balcão Único do Prédio, disponível desde 1 de outubro no Gabinete Municipal de Atendimento. Este serviço facilita o registo e mapeamento de terrenos rústicos e mistos, promovendo a valorização do território e a proteção dos direitos de propriedade dos cidadãos.
A partir de terça-feira, 1 de outubro, os proprietários de prédios rústicos e mistos no concelho da Maia passam a contar com um novo serviço no Gabinete Municipal de Atendimento: o BUPi – Balcão Único do Prédio. Este serviço pretende facilitar o processo de registo e valorização das propriedades rurais, assegurando que os direitos de propriedade dos terrenos sejam devidamente protegidos através do registo na conservatória do registo predial.
O BUPi é uma plataforma que permite mapear e identificar os limites dos terrenos, uma etapa crucial para a formalização dos registos, especialmente numa altura em que a simples inscrição nas finanças não é suficiente para garantir a segurança dos direitos sobre a propriedade.
Com este novo balcão, os cidadãos podem realizar o processo de registo gratuitamente, desde que apresentem a localização dos seus terrenos de forma precisa, através do desenho dos seus limites.