A XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico está com inscrições abertas para artistas naturais e/ou residentes na Galiza ou no Norte de Portugal.
O evento, que é organizado pelo Eixo Atlântico em colaboração com a Direção Regional de Cultura do Norte, Instituto Português do Desporto e Juventude, e Xunta de Galicia através da Dirección Xeral de Políticas Culturais, selecionará 30 obras para a mostra itinerante a ser patente no Fórum da Maia em março de 2024.
As candidaturas devem ser submetidas até o dia 5 de setembro de 2023, e cada autor poderá concorrer apenas com uma obra original e inédita no campo da pintura. As inscrições devem ser feitas online através do site oficial do Eixo Atlântico.
As dimensões das obras não devem ser inferiores a 65 cm no lado menor nem superiores a 120 cm no lado maior. Uma série de outros critérios, incluindo detalhes sobre a técnica e apresentação da obra, também devem ser cumpridos.
A seleção das obras finalistas será feita por um júri composto por seis a oito membros ligados ao mundo das artes plásticas e da cultura, tanto da Galiza como de Portugal. As obras selecionadas constituirão o conjunto itinerante para exposições nos municípios associados do Eixo Atlântico, da Galiza e do Norte de Portugal, desde novembro de 2023 e durante o ano de 2024.
Os prémios incluem um prémio Eixo Atlântico à melhor obra do certame, com um valor de 4000 euros, um segundo prémio no valor de 2000 euros e um prémio “Jovens Talentos Luso – Galaicos” para jovens artistas entre os 16 e os 25 anos, no valor de 1500 euros.
O regulamento completo, incluindo informações sobre entrega e levantamento das obras, júri, catálogos, tratamento de dados e outros detalhes importantes, pode ser consultado no site oficial da XIV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.