Manuel Duarte e o cão Sylar foram chamados pela GNR para uma operação de Busca e Salvamento em Vila Real.
Esta poderia ser uma história de banda desenhada, mas não. É uma história real, os protagonistas são maiatos e um deles tem quatro patas. Não é o inspetor Max mas a premissa é a mesma. Homem e cão a trabalhar como uma equipa para buscas e resgates.
Mais tecnicamente, a Maia tem agora um binómio homem/cão, da Associação K9H-CIOPS, em condições de ser acionado pela GNR para buscas em grandes áreas com recurso a cães.
Poucos dias depois de prestarem provas para obterem a Certificação de Voluntários Cinotécnicos Civis de Busca e Salvamento da Guarda Nacional Republicana (GNR), Manuel Duarte e o cão Sylar foram chamados pela GNR para uma operação de Busca e Salvamento de homem idoso com 86 anos, em Vila Real
Nas redes socias, a Associação K9H-CIOPS anuncia com orgulho que, após a colocação das equipas cinotécnicas no terreno “rapidamente foi encontrado o Senhor Urbano com vida e prestado o socorro imediato até à chegada de assistência diferenciada”.
Sobre a Associação K9H-CIOPS
A bolsa de voluntários tem o objetivo de preparar e qualificar equipas cinotécnicas civis já existentes, no sentido de trabalharem em conjunto com a GNR. A Associação K9H-CIOPS – Corpo de Intervenção em Operações de Proteção e Socorro é uma associação sem fins lucrativos constituída em 19 de fevereiro de 2014, com sede na Cidade da Maia.
A partir de agora o Binómio constituído pelo Operacional da CIOPS Manuel Duarte e o cão operacional Sylar estão integrados numa base de dados em condições de serem acionados pelo Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), nas buscas em grandes áreas com recurso a cães, na área de jurisdição da GNR, ou em situações que outros agentes de proteção civil entendam recorrer ao seu emprego.
Junta de Freguesia da Cidade da Maia acolhe dádiva de sangue para o IPST