O Bloco de Esquerda apresentou no Parlamento uma proposta para acabar com os voos domésticos entre Porto, Lisboa e Faro, defendendo um reforço das ligações ferroviárias como alternativa mais sustentável.
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda entregou no Parlamento um projeto de resolução que recomenda ao Governo a “substituição progressiva” dos voos domésticos entre os aeroportos de Porto, Lisboa e Faro por serviços ferroviários até 2026, de acordo com o Jornal de Notícias. A proposta exclui os voos internacionais e para as regiões autónomas, focando-se nas rotas continentais que, segundo o partido, podem ser eficazmente substituídas por ligações de comboio.
Esta medida insere-se na estratégia de descarbonização da economia proposta pelo Bloco, que argumenta serem as distâncias entre estes três aeroportos “relativamente curtas” e perfeitamente servidas por um sistema ferroviário “reforçado, rápido e a preços acessíveis”.
Ainda de acordo com o mesmo jornal, o partido liderado por Mariana Mortágua sublinha que a ferrovia apresenta um potencial significativo para substituir os voos domésticos com igual qualidade e rapidez, ao mesmo tempo que reduz as emissões de gases com efeito de estufa associadas à aviação, que representam cerca de 3% do total global.
Adicionalmente, o Bloco de Esquerda propõe que o Governo estabeleça “metas concretas de redução destes voos domésticos” a partir de 2024, e que apresente um relatório anual à Assembleia da República que detalhe o número de viagens aéreas substituídas por viagens ferroviárias, bem como o impacto dessa substituição nas emissões de carbono.
Esta proposta pode significar que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, localizado na Maia, seja afetado nas ligações diretas tanto a Lisboa como a Faro. Recorde-se que a ligação direta a Faro é efetuada pela Ryanair, atualmente com entre uma a três ligações diárias. Já a ligação a Lisboa é assegurada pela ponte aérea da TAP, que oferece atualmente 16 voos diretos por dia.
Os voos para Lisboa têm uma duração de uma hora, contra as duas horas e cinquenta minutos que demora o Alfa Pendular da CP. Já a ligação entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e Faro, demora por via aérea uma hora e dez minutos, ao passo que o mesmo serviço Alfa Pendular da CP demora, no mínimo, cinco horas e cinquenta e um minutos.