Bombeiros de todo o país concentraram-se na Maia para realizar uma das provas de maior exigência física e mental para bombeiros a nível nacional.
Realizou-se no passado dia 23 de fevereiro o FIREWOD, evento de carácter desportivo que teve como principal objetivo a dinamização da condição física e mental dos bombeiros portugueses.
Vinte e oito equipas aceitaram o desafio de realizar quatro provas ao longo do dia que adaptavam tarefas do dia a dia dos bombeiros aos exercícios de crossfit.
Totalmente equipados os operacionais realizaram exercícios como o transporte de mangueiras, o salvamento de vitimas e o levantamento de cargas num contrarrelógio frenético.
Uma das curiosidades desta competição é o facto das equipas apenas saberem os exercícios que vão realizar no dia da prova. Os bombeiros quando são chamados nunca sabem ao certo para o que vão e apenas têm a real noção do trabalho a desenvolver quando chegam ao local. Assim as equipas são obrigadas a rapidamente elaborarem estratégias que lhes permita gerir da melhor maneira o esforço.
Nesta primeira edição no escalão de masculinos o primeiro lugar foi conquistado pelos Bombeiros Municipais de Leiria e no escalão feminino pelos Bombeiros da Póvoa de Varzim.