Braima Dabó, vencedor do prémio fair play da World Athletics, deixou uma mensagem aos estudantes africanos para “evitar situações anticívicas”.
Braima Dabó, atleta do Maia Atlético Clube, protagonizou o momento dos últimos mundiais de atletismo, ao ter interrompido a sua prova para ajudar um adversário a terminar a mesma. O gesto valeu-lhe o prémio fair play da World Athletics.
O atleta publicou uma mensagem com o título “meus caros colegas estudantes africanos em Bragança”, na rede social Facebook, que já se tornou viral e, segundo o próprio, que também é estudante em Bragança, pretende “evitar situações anticívicas”.
Leia a mensagem na íntegra:
“Meus caros colegas estudantes africanos em Bragança
Por muitos anos a cidade Brigantina tem acolhido estudantes africanos…
Temos vindo a partilhar com eles as nossas culturas e consequentemente temos aprendido hábitos e bons costumes transmontanos.
O IPB e esta comunidade sempre tiveram braços abertos para nos dar apoios a qualquer momento…
Mas meus caros, sejamos francos uns com os outros é muito cansativo e desgastante quando estás a ser apoiado no que for preciso e não haver colaboração, humildade e compaixão…
E mais, quando forem tomadas medidas severas alegamos que estamos a ser vitimados…
Por este motivo, venho apelar a nossa Comunidade Africana para que sejamos responsáveis e respeitar, acatar devidamente as normas e regras de segurança impostas pelas Autoridades de Saúde, a bem de saúde de todos.
COVID-19 mata, principalmente as pessoas mais vulneráveis, deste modo temos de ter responsabilidade moral de proteger uns aos outros.
Vamos evitar situações anticívicas…
Cumprimentos a todos.
Braima Dabó”