O breakdance fará a sua estreia olímpica em Paris2024, decidiu o Comité Olímpico Internacional.
O Comité Olímpico Internacional validou o Breakdance como modalidade olímpica. Este desporto fará parte dos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris, saltando assim a edição de Tóquio em 2021.
A decisão de juntar o breakdance ao leque de modalidades olímpicas foi acertada na reunião da comissão executiva do Comité Olímpico Internacional (COI), que aconteceu esta segunda-feira, por videoconferência.
Após a reunião, Thomas Bach, presidente do COI, revelou também que surf, skateboard e escalada, que entram já no programa para Tóquio, no próximo verão, são reconduzidos para 2024.
Modernizar o programa e procurar audiências mais jovens
O breakdance ganha a outros dois candidatos, o karaté (que estará em Tóquio em 2021) e o bilhar, confirmando a vontade do COI em modernizar o programa e procurar audiências mais jovens.
Com a escalada, o surf e o skateboard trata-se de dar espaço a “disciplinas inclusivas, cativantes e que podem ser praticadas fora dos recintos desportivos tradicionais”, explicou Thomas Bach.
A comissão executiva do COI fixou o programa definitivo para Paris2024, juntando estas quatro modalidades “adicionais” às 28 tradicionais.