A Maia receberá esta terça-feira, 24 de dezembro, a passagem de uma parelha de caças F-16 da Força Aérea, às 12h20, num voo especial que combina treino militar com uma mensagem de boas festas à população.
Na véspera de Natal, os céus da Maia serão cruzados por uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea Portuguesa, que aproveitará o momento para desejar um Feliz Natal à população. De acordo com uma nota oficial divulgada esta segunda-feira, o voo terá início às 12h00 na Figueira da Foz, passando por várias localidades de norte a sul de Portugal Continental.
Na Maia, os caças serão visíveis por volta das 12h20, depois de sobrevoarem Aveiro, e antes de seguirem rumo a Viana do Castelo. A iniciativa faz parte de um treino militar destinado a manter as qualificações dos pilotos e a garantir a prontidão da força aérea para missões de vigilância e defesa do espaço aéreo nacional.
“A Força Aérea reservou um voo de treino para este dia especial, que servirá em simultâneo para manter as capacidades e qualificações dos seus militares e reforçar o compromisso de salvaguarda da integridade do território nacional”, explica a nota oficial.
O itinerário divulgado inclui várias cidades e localidades de Portugal Continental, com passagens previstas ainda por Coimbra (12h05), Braga (12h30), Guimarães (12h35), Chaves (12h40), Bragança (12h45) e muitas outras. Em cada uma, a Força Aérea promete uma saudação especial, realçando o espírito de união desta época festiva.
O voo de Natal terminará ao fim da tarde em Leiria, por volta das 14h15. No entanto, a rota está sujeita a ajustes que poderão ser feitos em função de condições meteorológicas ou operacionais.