A Câmara Municipal da Maia está a apostar nos modos suaves de deslocação nos centros urbanos das freguesias de Águas Santas, Castêlo da Maia e Cidade da Maia, de acordo com a própria autarquia. Estes modos de transporte, caracterizados pela sua baixa velocidade e mínimo impacto na via pública, incluem a deslocação a pé, bicicletas, patins, skates e trotinetes.
Tais meios, além de serem silenciosos e requererem pouco espaço, têm a vantagem de emitir baixas ou nenhuma quantidade de gases poluentes. Segundo a Câmara Municipal, o foco na mobilidade sustentável tornou-se uma parte essencial da gestão contemporânea das cidades, e a Maia está a abraçar essa visão, garantindo ainda a “plena adesão da comunidade, destacando-se particularmente o entusiasmo com que os mais jovens fazem a apropriação desses espaços urbanos, desfrutando em pleno dos modos suaves”.
Durante o mês de outubro, o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, marcou a finalização das obras em diversos arruamentos destas freguesias. Entre os centros urbanos que já têm obras concluídas estão diversas ruas nas três freguesias mencionadas, e algumas ainda têm trabalhos em andamento, como a Via Diagonal e a Rua Bernardino Machado.
Freguesia de Águas Santas:
- Rua do Dr. Mário Cal Brandão;
- Rua da Piedade;
- Ciclovia da Pícua;
- Rua de Manuel Francisco de Araújo;
- Av. de D. António Ferreira Gomes;
- Rua do Calvário;
- Rua do Monte;
- Travessa do Monte;
- Rua de Alexandre Herculano;
- Travessa Nova de Corim;
- Rua Nova de Corim.
Freguesia Cidade da Maia:
- Rua António Sérgio;
- Avenida do Novo Rumo;
- Avenida Vasco da Gama;
- Rua António Joaquim da Silva;
- Avenida António Santos Leite;
- Rua António Oliveira Braga;
- Rua Gil Vicente;
- Avenida Dom Manuel II;
- Rua Eng.º Duarte Pacheco;
- Avenida Luís de Camões;
- Rua de São Romão;
- Avenida Padre Manuel Alves Rego;
- Rua Nova dos Altos; Rua dos Altos.
Freguesia do Castêlo da Maia:
- Rua de Vilarinho de Baixo;
- Rua Prof. Elísio de Moura;
- Rua Velha de Mandim;
- Rua Prof. Lafayete Rodrigues Vieira de Castro;
- Rua Prof. Idalina Sao Quelhas;
- Rua Central de Mandim;
- Rua de Avioso;
- Rua da Igreja;
- Rua Serafim Cruz.
“A nossa estratégia prevê um investimento contínuo nos modos suaves de mobilidade enquanto fator decisivo para a adoção de um estilo de vida saudável. “O paradigma que queremos para os nossos centros urbanos é o do primado do transeunte que caminha a pé ou utiliza meios de transporte com zero impacto carbónico, como a bicicleta ou a trotinete, concedendo também a devida atenção aos transportes públicos coletivos intermodais”, refere o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago.