A partir de 8 de julho, a Câmara Municipal da Maia, em parceria com a Fundação António Cupertino de Miranda, inicia a segunda fase de inscrições para os Laboratórios de Literacia Financeira, integrados no projeto “Eu e a Minha Reforma”.
O Município da Maia vai voltar a acolher os Laboratórios de Literacia Financeira do projeto “Eu e a Minha Reforma”, promovidos pela Fundação António Cupertino de Miranda. Esta iniciativa decorrerá entre 8 e 25 de julho e visa capacitar financeiramente e digitalmente os participantes, promovendo o planeamento financeiro, a poupança e a prevenção de fraudes, além de fomentar a interação social e combater o isolamento.
Para se inscrever nas sessões de literacia financeira, os interessados devem ser residentes no Município da Maia e estar em idade ativa, desempregados ou reformados. As inscrições podem ser feitas online.
O projeto “Eu e a Minha Reforma” responde ao problema social do défice de literacia financeira e digital, proporcionando um programa de desenvolvimento de competências financeiras que facilita a tomada de decisões informadas, a avaliação de riscos e a prevenção de fraudes. Além disso, permite aos participantes desenvolver competências digitais para beneficiar da utilização dos serviços online, incluindo os financeiros.
Em comunicado, Maria Amélia Cupertino de Miranda, Presidente da Fundação António Cupertino de Miranda, sublinha a importância da educação digital na gestão financeira: “Atualmente, navegar no digital é fundamental para uma gestão financeira independente e competente. Nos Laboratórios de Literacia Financeira, recorremos a casos práticos do dia-a-dia, como tentativas de fraude digital, para capacitar a comunidade sénior.”