A Câmara da Maia anunciou em comunicado a aprovação unânime de um programa estratégico para o futuro Parque Metropolitano da cidade numa reunião de câmara extraordinária, que teve lugar esta quinta-feira, dia 3 de agosto.
Este parque de 376 hectares, dos quais 70 pertencem à autarquia, está situado nas freguesias de Nogueira e Silva Escura e São Pedro Fins.
O Parque Metropolitano da Maia, conforme definido pelo Programa Estratégico da autarquia, irá incluir uma variedade de instalações, incluindo um campus tecnológico, uma residência sénior e áreas desportivas. Este programa estratégico é visto como um guia vital para o planeamento e ordenamento do território.
As instalações propostas incluem um Laboratório Agro-Florestal com 27 hectares e a possibilidade de expansão, bem como um “campus” tecnológico e de investigação aplicada com cerca de 30 hectares. Haverá também uma zona residencial com uma forte componente social, incluindo uma residência sénior e intergeracional.
Estão também previstas duas zonas desportivas para a prática de desporto de formação, que a câmara prevê localizar entre o limite sul da Zona Empresarial e a A3.
Segundo a Câmara Municipal, este programa estratégico será enquadrado na proposta de 2.ª revisão ao Plano Diretor Municipal, em curso, de acordo com o sistema de execução previsto no PDM, a promover pelo município e/ou privados.