A gestão da atribuição dos tabletes e computadores é da responsabilidade dos agrupamentos de escolas.
O Município da Maia volta a disponibilizar 1100 tablets e computadores aos alunos que deles necessitem para seguir o ensino à distância que hoje foi retomado, garantindo ainda os meios logísticos e materiais para garantir o acesso gratuito à internet.
A gestão da atribuição dos tabletes e computadores é da responsabilidade dos Agrupamentos Escolares que, desde o início do ano letivo, já dispõem de material informático cedido pelo município, quer para garantir o Ensino a Distância dos alunos que foram obrigados ao cumprimento de quarentenas ou isolamentos profiláticos, em virtude da pandemia, quer por força da implementação dos programas de combate ao Insucesso Escolar, em particular do SUPERTABi.Maia em curso no concelho.
Além disso, foi reativada pelo Município a linha School4All, de apoio à utilização dos tablets, dirigida aos pais e encarregados de educação que, por razões diversas, tenham dificuldades em aceder às tecnologias, evitando que os alunos sejam prejudicados por esta fragilidade.
O município da Maia disponibiliza também diversas atividades educativas de apoio aos alunos e às famílias, que podem ser encontradas no Portal da Educação do Município da Maia no Campus da Educação.
Atividades de Enriquecimento Curricular através do Zoom
As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) irão chegar a casa das crianças através do uso da plataforma Zoom.
Todas as crianças, inscritas ou não nas AEC, terão acesso a três AEC por semana, com a duração de 40 minutos e a partir das 16h00.
Nas aulas ZOOM, pretende-se chegar a todas as turmas do 1º ciclo. Cada encarregado de educação receberá, via e-mail, um link de acesso para cada uma das AEC, detalhes de como aceder às aulas e os horários em que irão decorrer. A equipa de professores AEC (residentes) fará um acompanhamento deste processo, em contacto com as Coordenações de Escola, disponíveis para todas dúvidas e garantindo que a crianças tenham tardes que vão para lá do ecrã.
Para os alunos integrados nos Centros de Apoio à Aprendizagem, as AEC encontram-se disponíveis em regime presencial, seguindo a exceção e mantendo o trabalho de proximidade e afeto que é realizado com as crianças. O horário pode ser ajustado à nova realidade, em articulação com a equipa responsável por cada centro, assim que seja manifestado o interesse.