Autarquia determinou o encerramento de vários equipamentos municipais e a suspensão de eventos. Gabinete de Gestão de Crise será ativado.
Num comunicado divulgado pelo vereador Mário Nuno Neves, é revelado que a Câmara Municipal decidiu, pelo menos até dia 24 de março, suspender todos os eventos sociais, desportivos, culturais, recreativos ou de formação promovidos pelo município. Serão encerrados ao público todos os equipamentos municipais, à exeção dos Paços do Concelho e apenas as atividades desportivas federadas decorrerão, com a recomendação que tal aconteça à porta fechada.
São ainda caneladas todas as atividades que impliquem delegações estrangeiras e deslocações internacionais, com uma restrição das deslocações em território nacional.
Os mercados e feiras serão encerrados.
O mesmo documento insta todas as entidades a tomarem medidas proactivas de contenção do surto epidémico, recomendando a sensibilização dos pais e encarregados de educação para que mantenham em casa crianças com sintomas como tosse, febre ou dores musculares. A autarquia aconselha ainda a que sejam encerrados os Centros de Convívio para idosos e seja restrito o acesso dos utentes em centro de dia.
Estratégia Metropolitana
O Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, sugere a concertação dos municípios da Área Metropolitana do Porto para a adoção de uma estratégia unificada intermunicipal de combate ao COVID-19, promovendo para tal contactos com os demais autarcas e propõem a realização de uma reunião urgente do Conselho Metropolitano do Porto.
Leia aqui o documento completo: