O investimento foi de 500 mil euros e equipou as escolas da rede pública com painéis interativos e 450 computadores. O município dá mais um passo a caminho da descentralização da educação. no futuro e de forma faseada, esta tecnologia chegará também aos segundos ciclos e secundário.
O município da Maia está a dotar as escolas da rede pública de tecnologia, tendo equipado todas as escolas do 1.º ciclo do ensino básico e pré-escolar com 277 painéis eletrónicos e interativos e 450 computadores. A iniciativa foi assinalada no dia 1 de abril, esta sexta-feira, no âmbito do projeto “Aulas com janelas abertas para o mundo”.
Emília Santos, vice-presidente da Câmara da Maia e vereadora da educação, visitou a escola EB 1 de Gueifães para uma demonstração das potencialidades dos painéis interativos tendo explicado que a autarquia vê “a educação como um investimento”.
Considerou ainda que a verba para investir na educação “nunca é suficiente”, sublinhando que é por isso que “o município da Maia tem de assumir um conjunto de responsabilidades financeiras” que tentam colmatar aquilo que “são as transferências do estado para o governo local”, revelando serem “insuficientes”.
“A verdade é que nós sentimos que esta é a altura de dar o passo em frente” rematou Emília Santos.
Segundo informação da autarquia, “a utilização destes recursos de elevado potencial pedagógico e multidisciplinar, em contexto de sala de aula, permite que professores e alunos vivam experiências educativas imersivas e estimulantes, uma vez que os painéis interativos captam a atenção dos alunos e facilitam a apresentação de diversos conteúdos, melhorando o processo de ensino e aprendizagem”.