Com a introdução de cadernos eleitorais desmaterializados nas próximas eleições para o Parlamento Europeu, a serem realizadas em 9 de junho de 2024, são necessários 128 técnicos de apoio informático para assegurar o bom funcionamento dos sistemas em todas as assembleias de voto.
Para as próximas eleições ao Parlamento Europeu, agendadas para 9 de junho de 2024, Portugal implementará uma novidade tecnológica em todas as suas assembleias e secções de voto: cadernos eleitorais totalmente digitalizados, disponíveis através de equipamentos informáticos de acesso restrito. Na Maia, esta mudança exige o recrutamento de 128 técnicos de apoio informático, um para cada local de voto, para assistência técnica durante o dia eleitoral.
Estes profissionais terão a função de resolver problemas técnicos que possam surgir com os equipamentos, garantindo que não afetem o processo de votação. Importante destacar que os técnicos não terão acesso aos cadernos eleitorais nem poderão realizar qualquer operação que interfira diretamente no ato de votar.
Os candidatos selecionados serão submetidos a uma formação específica de seis horas, organizada pelo IEFP, para prepará-los adequadamente para o seu papel no dia das eleições. Adicionalmente, um ensaio geral será realizado no dia 1 de junho para testar os procedimentos com os membros de mesa.
Os interessados devem ter mais de 18 anos, residir no concelho da Maia, e possuir formação mínima ao nível do 12º ano ou superior, preferencialmente em áreas relacionadas com tecnologia da informação ou sistemas de comunicação.
A compensação financeira para os técnicos será de 177,45€, abrangendo a formação, o teste e o dia de eleição, sendo obrigatória a presença em todos estes momentos para que o pagamento seja efetuado. As inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 30 de abril.