No dia 4 de outubro, quarta-feira, quando se celebrou o Dia Mundial do Animal, a Câmara Municipal da Maia assinalou a data com a entrega de leitores de microchip às forças policiais do concelho. Esta ação pretendeu acelerar a identificação de animais perdidos ou abandonados nas ruas.
Marta Peneda, Vereadora da Qualidade de Vida, Ambiente, Clima e Energia, fez as entregas na PSP da Maia, em Águas Santas, na GNR no Castêlo da Maia e concluiu na Polícia Municipal.
O bem-estar animal, assim como os seus direitos inerentes, têm ganho crescente destaque na legislação e na consciência colectiva da sociedade. Os municípios desempenham um papel fundamental nesta área, tanto na promoção de informação e sensibilização, como na implementação de ações em prol do bem-estar animal.
Segundo a autarquia, a Maia tem implementado diversas medidas em prol desta causa, nomeadamente incentivos à adopção e campanhas de sensibilização.
Contudo, o abandono animal persiste como um desafio. Face a esta realidade, e procurando ir além das responsabilidades legais, a Câmara da Maia tem disponibilizado apoios anuais a associações do concelho focadas na protecção animal.