Um incêndio deflagrou na noite de domingo, 3 de setembro, numa quinta de eventos em Pedrouços, e alastrou-se a habitações vizinhas. O fogo destruiu uma casa no Bairro da Brisa, propriedade da Câmara Municipal da Maia, e desalojou uma família composta por um casal e um filho de 18 meses.
Segundo a autarquia, a família foi realojada numa unidade hoteleira do concelho, custeada pela Câmara Municipal da Maia, onde permanecerá até que seja encontrada uma solução de habitação permanente. A Câmara está a estudar alternativas para o realojamento do agregado familiar, preferencialmente no mesmo empreendimento de habitação social.
Além da casa destruída, o incêndio afetou outras três habitações, que, no entanto, mantêm condições de habitabilidade. A eletricidade, que tinha sido cortada por razões de segurança, já foi restabelecida.
A autarquia garantiu ainda que vai também acionar o Fundo de Emergência Social para apoiar a família desalojada, que perdeu todos os seus bens e documentos no incêndio. O Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal da Maia está atualmente a trabalhar com as entidades competentes para apurar as causas do sinistro e determinar responsabilidades.
De acordo com o Correio da Manhã, o incidente resultou em ferimentos ligeiros em dois bombeiros e dois civis. Os bombeiros foram encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, enquanto os civis recusaram tratamento hospitalar.
Segundo a Rádio Renascença, no combate ao incêndio estiveram envolvidos 61 operacionais de várias corporações, apoiados por 20 viaturas, incluindo uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação e duas ambulâncias.
Também a presidente da Junta de Freguesia de Pedrouços, Isabel Carvalho e o Coordenador Municipal de Proteção Civil, Pedro Teixeira, estiveram no local, juntamente com a Vice-Presidente da Câmara da Maia, Emília Santos.
Incêndio em quinta de eventos na Maia deixa três feridos e família desalojada