A Câmara Municipal da Maia homenageou, na quarta-feira, 9 de outubro, os alunos e professores da Escola Secundária da Maia que se destacaram na Mostra Nacional de Ciência e na Mostra Nacional de Empreendedorismo 2024.
Numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia, a autarquia prestou homenagem aos alunos e professores que conquistaram os primeiros prémios na Mostra Nacional de Ciência e na Mostra Nacional de Empreendedorismo 2024. Os estudantes Lara Petada, Rodrigo Gomes e Magda Oliveira foram distinguidos pelo projeto “SEAMENT”, que lhes valeu o primeiro lugar na Mostra Nacional de Ciência, focada nas áreas da Biologia, Engenharias, Física, Matemática e outras ciências.
Na vertente de empreendedorismo, o projeto “LIGHTWASTE”, desenvolvido pelos alunos Leonor Castro, Jacinta Sousa e Manuel Ferreira, também da Escola Secundária da Maia, foi o grande vencedor da Mostra Nacional de Empreendedorismo 2024.
Presente na cerimónia, a Presidente Executiva da Fundação da Juventude, Susana Castanheira, elogiou o trabalho da Escola Secundária da Maia, destacando o facto de ser uma escola pública a alcançar tal sucesso logo na sua primeira participação. “É um orgulho ver o mérito da direção e dos professores do Agrupamento”, afirmou.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Emília Santos, também felicitou os premiados, sublinhando a importância do reconhecimento público dos esforços e conquistas da comunidade educativa. Emília Santos lançou ainda o desafio para que, no futuro, a Mostra Nacional possa ser realizada no concelho da Maia.
Além dos vencedores, a Câmara homenageou os projetos que receberam menções honrosas na Mostra Nacional de Ciência e na Mostra Nacional de Empreendedorismo, como o projeto “Biopads” de Filipa Vieira, Inês Conceição e Filipa Ferreira, o “Healing Scales” de Beatriz Sousa, Irene Constantino e Maria Veiga, e o “Regum” de André Sá, Bárbara Correia, Henrique Tavares e Diego Vigil.