A autarquia distribuiu centenas de manjericos na Praça do Município nesta segunda e terça-feira.
Foram centenas os maiatos que levaram um manjerico, oferecido pela Câmara Municipal da Maia, para as suas casas. As plantas estiveram alinhadas na escadaria da autarquia e o convite era para que as pessoas pegassem num dos vasos e o levassem para simbolizar o São João.
A ação decorreu pelo menos três vezes e, segundo o município, além dos vasos colocados na Praça do Município, foram ainda oferecidos manjericos a escolas, instituições de solidariedade social, forças de socorro e coletividades do concelho. Foi o caso do Grupo Desportivo Os Maiatos que partilhou nas redes sociais a oferta agradecendo o “o simbólico gesto” do concelho.
O município informou o NOTÍCIAS MAIA de que, ao todo, foram comprados, pela CMM, 1 000 manjericos ao produtor de manjericos maiato, Joaquim Araújo.
Nestes manjericos estava ainda anexada uma habitual quadra de São João:
“Maia a sorrir para a vida,
Tem São João na lembrança,
Em cada família a guarida
No coração a esperança”
O maior produtor de manjericos do Norte é maiato
Joaquim Araújo, maiato, é o maior produtor de manjericos da zona Norte e acredita que vai vender cerca de 40 mil vasos nesta altura de santos populares. A produção desta planta por Joaquim Araújo é feita em Pedrouços, na Maia, há mais de duas décadas.
Esplanadas, ecocaminho, parques urbanos e biblioteca abrem esta segunda-feira