A Câmara Municipal da Maia apresentou a proposta de criação de um Campus de Formação Profissional no concelho, durante uma reunião com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.
A Câmara Municipal da Maia pretende promover a criação de um Campus de Formação Profissional no concelho, numa iniciativa que poderá tornar-se pioneira a nível nacional, segundo a própria autarquia. A proposta foi o principal tema de uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, que contou também com a presença de Rui Valente, diretor do Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN), da Vice-Presidente da Câmara, Emília Santos, do Presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Domingos Lopes, e do Diretor Regional do IEFP, César Ferreira.
O encontro, que teve lugar no CICCOPN, envolveu ainda o CEPRA – Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel. De acordo com a Câmara Municipal da Maia, a concretização deste Campus é vista como uma resposta estratégica aos desafios emergentes do mercado de trabalho, com foco na criação de emprego qualificado e melhor remunerado no concelho.
Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, “a intenção é aumentar a oferta formativa em áreas de elevada empregabilidade, potenciando assim oportunidades para os residentes e alinhando a formação às necessidades das empresas locais”. O projeto, parceria entre a autarquia e várias entidades especializadas, pretende ser um marco no desenvolvimento económico e social da Maia.