A Câmara Municipal da Maia assinou o sexto protocolo com a associação Animais de Rua, reforçando o financiamento para o controlo ético de colónias de gatos no concelho. A parceria prevê uma verba de 40 mil euros, destinada à implementação do programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver).
A autarquia da Maia formalizou, esta na sexta-feira, dia 25 de outubro, um novo Contrato de Concessão de Benefício Público com a associação Animais de Rua, destinando 40 mil euros à intervenção em colónias de gatos do concelho.
Este protocolo, o sexto entre as duas entidades, visa o controlo ético da população felina através do Programa CED (Capturar, Esterilizar, Devolver), que tem como objetivo reduzir o número de animais de rua de forma sustentável.
Desde o primeiro protocolo em 2019, o apoio financeiro da Câmara aumentou significativamente, de 5 mil euros para os atuais 40 mil. Nos últimos cinco anos, a Animais de Rua esterilizou 1754 gatos em 463 colónias, mobilizando mais de 20 voluntários que dedicaram 2500 horas de trabalho ao longo deste período.