A Câmara Municipal da Maia anunciou o abate de 18 árvores na Urbanização dos Maninhos, devido à sua elevada altura e ao impacto na segurança e infraestruturas. A operação inclui a substituição das árvores por espécies de menor porte.
Nos dias 21 e 22 de novembro, serão abatidas 18 árvores da espécie Liquidambar styraciflua na Rua Fernando Almeida, Rua Fernando Pessoa e Rua Vitorino Nemésio, localizadas na Urbanização dos Maninhos, freguesia da Cidade da Maia. A medida foi anunciada pela autarquia e é justificada na sequência de dificuldades em manter os exemplares devido à sua elevada altura e proximidade de edifícios.
Segundo a Câmara Municipal, ao longo dos últimos anos, foram realizadas podas e ajustados os arranjos das caldeiras e pavimento para preservar as árvores no local. Contudo, o crescimento das mesmas acabou por criar condições consideradas inadequadas, levando à decisão de abate. Segundo a autarquia, os exemplares serão substituídos por árvores de menor porte, mais adequadas ao espaço.
Os trabalhos terão impacto na passagem pedonal e no estacionamento nas zonas afetadas. Para mitigar os transtornos, a autarquia assegura que foram implementadas medidas para garantir a fluidez do trânsito, o acesso aos meios de emergência e a assistência a moradores, sempre que devidamente fundamentada.