O objetivo da esterilização dos gatos de rua é evitar múltiplas ninhadas indesejadas e problemas de saúde pública.
A Câmara Municipal da Maia renovou o protocolo no âmbito do Programa CED – Capturar, Esterilizar e Devolver com a Associação Animais de Rua.
Esta renovação aconteceu na passada sexta-feira, 21 de maio, continuando assim um trabalho iniciado em 2019 onde a Associação Animais de Rua procede à captura dos gatos de uma colónia, à sua esterilização e posterior devolução ao território de origem.
Desde 2019, no âmbito da parceria, já foram esterilizados 585 felinos, provenientes de mais de 50 colónias espalhadas pelo concelho.
O grande objetivo desta ação é evitar múltiplas ninhadas indesejadas e problemas de saúde pública.
A Associação Animais de Rua procede à captura dos gatos de uma colónia, à sua esterilização, identificação e desparasitação, devolvendo-os posteriormente ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as crias que ainda estejam em idade de socialização são encaminhados para adoção.
Na assinatura da renovação do protocolo, António Silva Tiago destacou a importância deste programa para combater “a existência de numerosas colónias de gatos errantes, ainda não esterilizados, em várias zonas do concelho” que “para além de ser prejudicial ao próprio bem-estar dos animais, causa vários problemas associados à reprodução descontrolada, ruídos e odores”.
O Presidente da Câmara Municipal da Maia sublinhou ainda que “o acompanhamento que é dado aos animais e o encaminhamento para adoção dos mais dóceis ou das crias é um exemplo de uma intervenção humana e bem-feita”.