A Câmara do Porto aprovou esta segunda-feira uma recomendação para que seja imediatamente proibido o tráfego de pesados na VCI, isentando os mesmos de portagens na A41.
O executivo liderado por Rui Moreira aprovou nesta segunda-feira uma recomendação ao Governo para que seja imediatamente proíbido o tráfego de pesados na Via de Cintura Interna (VCI), isentando os mesmos de portagens na A41 (Circular Regional Externa do Porto – CREP).
No documento o município refere que, com as empreitadas de expansão da rede de metro, se antecipa um agravamento significativo do cenário actual na aquela via que, por si só, é já negativo e penalizador para a cidade do Porto.
“Parece-nos chegado o momento de agirmos e de pedirmos ao Governo que olhe para esta matéria de outra maneira. Nós não estamos a propor sequer que seja [vedado] o tráfego de ligeiros, também ele poderia aliviar esta carga, mas num primeiro tempo, o tráfego de pesados, porque esse é aquele que causa mais constrangimentos”, defendeu Moreira, citado pelo jornal Público.
Segundo o mesmo jornal, a proposta mereceu também o acordo do Partido Socialista e, lembrando que a CDU sempre defendeu o fim das portagens na CREP, a vereadora Ilda Figueiredo disse esperar que o Governo mostre abertura para resolver o problema da VCI.