Cerca de cinco mil crianças e jovens são abrangidos pela medida.
O Município do Porto investe, anualmente, mais de 100 mil euros na comparticipação da inscrição dos atletas dos escalões de formação dos clubes da cidade, com prática desportiva federada. A informação é do Portal de Notícias Porto.
Antes de 2019, este valor era mais reduzido, isto porque o município do Porto comparticipava apenas com uma parte das inscrições. Mas, desde o mesmo 2019 que, através da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto, o Porto passou a suportar a totalidade do valor das inscrições dos atletas dos escalões de formação. Um fator que duplicou o investimento na área, passando de 53 mil euros para pouco mais de 102 mil euros em 2019.
Por esta medida foram abrangidos 37 clubes e um total aproximado de cinco mil atletas de 15 modalidades, nomeadamente: atletismo, andebol, andebol de praia, basquetebol, futebol, futsal, ginástica, hóquei em patins, natação, natação artística, patinagem, polo aquático, râguebi, ténis e voleibol.
Paralelamente, ainda segundo o Portal de Notícias do Porto, a autarquia suporta na totalidade os custos com a realização dos exames médico-desportivos obrigatórios. Mais de mil atletas dos escalões de formação usufruem desta medida.
“O reforço é dirigido aos escalões de formação, porque se queremos apostar no desporto e desenvolver uma verdadeira cultura desportiva, temos de começar pela base, porque é onde se concentra a grande massa de praticantes”, assinala a vereadora da Juventude e Deporto, Catarina Araújo, sublinhando ainda “o contributo fundamental das associações desportivas”.
Porto isenta clubes e associações de pagar pelos equipamentos desportivos municipais