A Assembleia Municipal do Porto discutiu a recomendação da CDU para a abolição das portagens na A41 (CREP). A proposta foi aprovada por maioria dos partidos, manifestando a indignação pelo facto de a via não estar incluída na recente lista de autoestradas sem portagens da Assembleia da República.
Na reunião desta segunda-feira, 17 de junho, a Assembleia Municipal do Porto voltou a debater a questão das portagens na A41 (CREP), aprovando uma recomendação da CDU que solicita ao Governo a eliminação destas portagens. A proposta foi aprovada por maioria, com vários partidos a manifestarem apoio.
A CDU argumenta que a abolição das portagens na A41 poderia levar muitos condutores a optarem por esta via, aliviando assim o congestionamento e reduzindo os acidentes na VCI. A recomendação surge na sequência da recente decisão da Assembleia da República de abolir portagens em várias autoestradas, excluindo a A41.
Este tema não é novo na Assembleia Municipal do Porto. Em novembro de 2023, já tinha sido aprovada uma recomendação para isentar os transportes pesados de mercadorias das portagens na A41, visando diminuir o tráfego destes veículos na VCI.