Todos os eleitos para a Câmara e Assembleia Municipal juraram, pela sua honra, “cumprir com lealdade” as funções que lhe foram confiadas.
Já tomaram posse os órgãos autárquicos da Maia eleitos nas passadas eleições, realizadas a 26 de setembro.
A cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos da Maia decorreu esta quinta-feira, 14 de outubro, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A ação marca o início de funções dos membros eleitos para a Assembleia Municipal da Maia e para a Câmara Municipal da Maia.
Presidida por António Bragança Fernandes, presidente cessante da Assembleia Municipal, a cerimónia fez conhecer o nome de todos os eleitos para os órgãos municipais. Começando pela Assembleia Municipal, um a um, todos os eleitos juraram, pela sua honra, “cumprir com lealdade” as funções que lhe foram confiadas, assinando depois o respetivo compromisso.
Mas ainda antes do juramento, aquando da abertura da cerimónia, António Bragança Fernandes disse algumas palavras e agradeceu a todos os que “cessam agora funções”.
O reeleito presidente da Assembleia acrescentou que “os excessos do período eleitoral devem ficar para trás” e que “o sucesso de todos é o sucesso da Maia”.
Bragança Fernandes defendeu ainda que o “poder local é o que mais permite fazer pela vida concreta das pessoas” e lembrou que, para o futuro, “tudo o que não seja um debate político elevado, descredibiliza a política”.
Antes de terminar, o presidente explicou que “esta assembleia será mais diversa e promoverá um debate mais rico”. “A bem da Maia e dos maiatos”, terminou.
“O meu trabalho é o meu maior património e o meu maior compromisso”
Já depois de todos os deputados e membros do executivo municipal terem assinado o seu compromisso para com o município, foi a vez do reeleito presidente da Câmara Municipal da Maia dizer também algumas palavras.
António da Silva Tiago começou por dizer que será, “a partir deste momento, o presidente de todos” e que tudo fará por garantir o “bem-estar e satisfação das necessidades que compete ao município assegurar”.
O autarca explicou que tenciona “integrar todos os contributos que se revelem positivos e úteis” e lembrou três objetivos do seu executivo para o próximo mandado: a “concretização da estratégia local de habitação”, o “Corredor Verde do Leça” e a “nova linha de metro que ligará o Hospital de São João à Cidade da Maia e ao Aeroporto”.
“O meu trabalho é o meu maior património e o meu maior compromisso. Serei incansável nessa missão”, terminou.
A cerimónia contou ainda com a presença dos autarcas do Porto, Matosinhos e Valongo.