A Câmara Municipal da Maia criou um Banco de Empréstimo de Equipamentos Informáticos (BEEI) a alunos dos 2º e 3º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, contando com o apoio solidário do tecido empresarial do concelho.
Em comunicado, a autarquia revela que estes equipamentos serão distribuídos a alunos de mais de 545 agregados familiares da Maia, já identificados pelos Agrupamentos de Escolas concelhios. O banco de equipamentos é coordenado pelos serviços de educação e permitirá angariar equipamento informático em falta, junto das empresas do concelho que se quiserem juntar a esta iniciativa solidária.
Empresas como Adidas, EDUBOX, Cerealis, Conseco, Critical Manufacturing, GONKSYS, Infinion, Konica Minolta, LCPower, Leroy & Merlin, Maia Shopping, Nonius Software, Systemair e WIPRO já permitiram a angariação de cerca de 70 % dos equipamentos necessários.
Este Banco vai entregar, a partir de 4 de maio, os equipamentos angariados aos agrupamentos de escolas, que fazem a gestão da entrega, a título de empréstimo. No caso dos alunos que necessitam ainda de ligação à internet, a Câmara Municipal comprometeu-se a assegurar o seu fornecimento.
O Município, através de um outro projeto, o School4All, emprestou já cerca de 700 tablets e acessos à internet a alunos do 1º Ciclo.
Apelo ao tecido empresarial do concelho
A Câmara Municipal lançou ainda um apelo “ao vasto tecido empresarial do concelho da Maia”, para que “se junte a esta missão e apoie o BEEI através da cedência de material informático”.