Dado o seu sucesso, a iniciativa “Maia+Local” será para repetir “talvez já no Natal”, segundo o presidente, António da Silva Tiago.
“Siga o Conselho: Compre no Concelho.” O mote foi lançado entre maio e julho pela Câmara Municipal da Maia com a iniciativa Maia+Local. O objetivo era claro: incentivar os maiatos a apoiar o comércio local da Maia, com o apelo a estender-se a moradores de outros concelhos. Feito o balanço, o presidente da Câmara Municipal, António da Silva Tiago diz que foi “missão cumprida”.
Com um investimento total de 75 mil euros, aderiram ao Maia+Local, 352 estabelecimentos numa iniciativa que sorteou todas as semanas 1500 euros em prémios: uma bicicleta elétrica e duas tours pelo concelho da Maia. No final foram ainda sorteadas duas viaturas elétricas: uma para compradores, outra para um dos estabelecimentos aderentes. Participar era fácil: para se habilitarem aos sorteios semanais e final bastava realizar compras no valor igual ou superior a 15€ numa das lojas aderentes e submeter as faturas numa plataforma digital www.maiamaislocal.pt, desenvolvida a pensar na iniciativa e na qual decorreram os sorteios. O resultado superou as
expectativas, com vários milhares de participações a converterem-se em compras no comércio local da Maia.
“Foram resultados bastante positivos que espelham bem a vontade de os maiatos contribuirem para a revitalização do concelho, bem como dos visitantes que aderiram à iniciativa”, acrescentou António da Silva Tiago.
Apoio chegou a todo o concelho
A iniciativa Maia+Local abrangeu todas as freguesias do concelho da Maia, tendo impacto em negócios de diversas áreas de atividade. A maior adesão registou-se no setor da restauração e bebidas, seguindo-se o comércio de vestuário e calçado, farmácias, talhos, cabeleireiros, papelarias e centros de estudos.
Nas palavras do presidente da Câmara Municipal da Maia, a iniciativa realizada com o apoio da Associação Empresarial da Maia e a Empresa metropolitana de Estacionamento da Maia chegou no melhor momento. “Vivíamos uma fase delicada, mas de reabertura. Era o momento de ajudar a economia local a retomar os níveis de atividade económica. Este período foi particularmente difícil para as microempresas de comércio e serviços, e a expectativa era de que os maiatos aderissem à campanha em grande número, porque a Maia é solidária.”
O Maia + Local surgiu como mais uma das medidas de apoio da Câmara Municipal da Maia ao tecido empresarial durante a pandemia, depois de em abril de 2020 ter aliviado a carga fiscal das empresas e de em dezembro do mesmo ano ter sido oferecido um salário mínimo por colaborador a empresas com quebras de faturação superiores a 35%, num investimento superior a 1 milhão de euros a fundo perdido.
Sustentabilidade e turismo não foram esquecidos
O presidente da Câmara Municipal da Maia lembra que a descarbonização do concelho também não foi esquecida durante a iniciativa. “Associamos o comércio à mobilidade suave e sustentável porque a nossa marca distintiva é o ambiente e as boas práticas em termos de sustentabilidade integral”, afirmou António da Silva Tiago, destacando o facto de os prémios, na sua maioria veículos elétricos, representarem a estratégia de descarbonização traçada pela Câmara Municipal e dos modos suaves de locomoção no município, em linha com o conceito de sustentabilidade
cada vez mais presente no concelho da Maia.
Nas palavras de Sandra Campos, chefe da unidade de turismo da Câmara Municipal da Maia, ”O programa Maia+Local teve como pretensão estimular o consumo da economia local, quer através do apoio às compras no comércio local quer pela utilização dos serviços associados à fileira turística para premiar os participantes com experiências na Maia, promovendo o património histórico e turístico do concelho, esperando-se assim reanimar e impulsionar o consumo, propagando também o espírito identitário da Maia”.
“Foi uma grande ajuda”
Dos consumidores aos comerciantes, não restam dúvidas sobre a iniciativa: foi um apoio que trouxe benefícios para o concelho e deve repetir-se no futuro. No sorteio final, Maria José Lopes Cardoso Alves dos Santos foi a vencedora do automóvel elétrico e recebeu as chaves pelas mãos do presidente da Câmara Municipal, António da Silva Tiago, dizendo-se “muito satisfeita”. Já o proprietário do restaurante “A Essência das Tapas”, estabelecimento vencedor da carrinha elétrica, realçou a importância da iniciativa Maia+Local para o seu negócio, onde fez sempre questão de
incentivar os clientes a participar com as respetivas faturas.
Ouvidos no final da campanha, Ana Almeida, vencedora de uma das bicicletas elétricas, diz que “foi uma iniciativa de louvar” para uma cidade mais amiga do ambiente. Tiago Soares, outro dos contemplados com o mesmo prémio, vincou a importância da iniciativa “para ajudar nas situações de emprego, no próprio concelho”.
Ainda na cerimónia, o gerente de uma cafetaria maiata explicou que aderiu ao Maia+Local como forma de incentivar as pessoas ao consumo. “O dever de recolhimento não ajudou muitas das vezes, mas, mesmo assim, o programa deu resultados e tem utilidade”, referiu. Já num pronto-avestir, a expectativa era “aumentar as receitas com a ajuda desta campanha” e uma das funcionárias comentou que o público aderiu bem à iniciativa.
Num dos Tours sorteados, que decorreu na passada segunda-feira, podia sentir-se o entusiasmo e a curiosidade que o prémio despertou numa das vencedoras, realçando que a iniciativa foi boa e “devem continuar a apostar porque ajudam bastante o comércio a evoluir” e ainda “a abrir horizontes para quem ganha os prémios” descobrir mais sobre a Maia.
Iniciativa pode voltar já este ano
Para António da Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, “ao incentivarmos os consumidores a comprar no comércio local, através de iniciativas como o Maia+Local demos um importante contributo para a resiliência dos empresários e das empresas maiatas”.
Dado o sucesso do evento, o edil anunciou durante a entrega dos prémios finais uma grande vontade de repetir a ação. “Estão-nos a pedir que repitamos esta iniciativa. Não é preciso fazer grande reflexão sobre isto. Vamos analisar os momentos mais importantes, como o Natal e Páscoa, e repetir a iniciativa”, garantiu o presidente.
Com uma adesão que superou todas as expectativas, quer da Câmara Municipal da Maia, como dos próprios comerciantes, uma nova edição da iniciativa Maia+Local promete resultados ainda mais animadores para o comércio local do concelho.