O ministro da Economia, Siza Vieira, confirmou que o campeonato de futebol recomeça já a 1 de junho.
Está confirmado que a Primeira pode voltar já no final de maio, sendo que essa jornada de arranque pode ser disputada tanto a 30 e 31 de maio, como nos primeiros dias de junho. Esta terça-feira o presidente da Federação Portuguesa de Futebol e o primeiro-ministro António Costa estiveram reunidos com os líderes dos três grandes e com o presidente da Liga para avaliar a possibilidade de se jogarem os restantes jogos da divisão de topo do futebol nacional.
O primeiro-ministro António Costa disse hoje, durante a conferencia de imprensas do Conselho de Ministros, que “no plano de transmissão do estado de emergência para o estado de calamidade” o governo defendeu então um calendário de 15 em 15 dias, com três fases: a 4 de maio, a 18 de maio e a 1 de junho.
António Costa garante que “de 15 em 15 dias, no final de cada fase, será feita a avaliação do impacto das medidas” para avaliar a possibilidade avançar para a fase seguinte. No entanto, admite recuar e reforça que nunca terá “vergonha ou qualquer rebuço de dar um passo atrás se isso garantir o que é essencial – a segurança dos portugueses.”
Também a 1 de junho voltam as missas e as cerimónias religiosas, de acordo com o plano de desconfinamento aprovado pelo Governo. As celebrações terão de ser feitas de acordo com regras a definir entre DGS e as confissões religiosas.