No dia 27 de setembro, o médico urologista português, Dr. Sanches Magalhães, participou como mentor numa intervenção de electroporação irreversível, uma técnica inovadora para o tratamento de patologias prostáticas. O procedimento decorreu no Athens Medical Center, na Grécia, utilizando uma tecnologia de ponta para o monitoramento da temperatura em tempo real.
O Dr. Sanches Magalhães, fundador do Instituto de Terapia Focal da Próstata, marcou presença como mentor numa intervenção de electroporação irreversível na próstata, realizada no Athens Medical Center, na Grécia, no dia 27 de setembro. Em comunicado, o clinico explica que o procedimento inovador, que faz parte de um esforço contínuo para capacitar profissionais de saúde em técnicas minimamente invasivas, teve como objetivo melhorar o tratamento de patologias prostáticas através de um novo gerador de electroporação irreversível, que permite o controlo da temperatura em tempo real.
A electroporação irreversível, uma técnica promissora e não térmica, utiliza pulsos elétricos para destruir células tumorais, preservando os tecidos saudáveis adjacentes. “Esta técnica trata o cancro da próstata em 30 a 90 minutos, utilizando agulhas introduzidas pelo períneo para gerar um campo elétrico de alta intensidade, sem necessidade de incisões, o que permite uma recuperação rápida e menos dor pós-operatória”, explica o Dr. Sanches Magalhães. A abordagem preserva as funções urinária e sexual, garantindo uma melhor qualidade de vida aos pacientes.
O cancro da próstata é o mais prevalente entre os homens em Portugal, com mais de seis mil novos casos diagnosticados anualmente. Cerca de 90% dos diagnósticos ocorrem numa fase inicial, quando o tumor ainda está localizado, permitindo que tratamentos minimamente invasivos, como a electroporação irreversível, sejam eficazes no combate à doença.
Este procedimento representa um avanço significativo no tratamento do cancro da próstata, destacando-se como uma opção menos invasiva e com menos efeitos colaterais em comparação com outras terapias.