O Castelo da Maia Ginásio Clube (CMGC) celebrou na passada segunda-feira, dia 5 de fevereiro, meio centenário de existência, tendo sido fundado a 5 de fevereiro de 1973.
O emblema castelense assinalou a data com uma cerimónia pública, com o hastear de bandeiras acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia. Foi inaugurada uma placa comemorativa da ocasião, não tendo faltado o bolo e um brinde ao clube.
Esta celebração, que decorreu no pavilhão do Castêlo, foi presidida pelo Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, contando ainda com a presença do Presidente da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia e antigo presidente do CMGC, Manuel Azenha, do Presidente do Conselho de Administração da Maiêutica, Domingos Oliveira Silva, assim como da direção do CMGC, treinadores, atletas, pais, sócios e simpatizantes, antigos atletas e dirigentes e vários dos fundadores do clube.
Voltando mais de cinco décadas, a 1969, vivia-se uma era em que no Castêlo da Maia o futebol era o desporto que reinava, assim como em praticamente todo o país (e ainda nos dias de hoje acontece). Entretanto, surgiu a necessidade de introduzir o voleibol como desporto federado, constituindo-se para o efeito uma nova secção desportiva no Sport Clube Castêlo da Maia.
Apesar de já se ter introduzido o voleibol como desporto federado nesta localidade, o desejo de “independência”, de um espaço próprio, da melhoria e apoio da secção do voleibol levaram a que, a 5 de fevereiro de 1973, fosse fundado, de forma oficial, o Castêlo da Maia Ginásio Clube. Nessa altura faziam parte do grupo Adílio Rocha, António Santos, Armindo Oliveira, Ernesto Mendes, Fernando Barros, Joaquim Teixeira e Mário Ataíde.
Inicialmente, o conjunto alaranjado utilizara várias escolas da região para locais de treino, como foi o caso da Quinta do Estoril e um terreno terraplanado que existia na Quinta da Gruta. Em 1974, foi inaugurado o Pavilhão Municipal da Maia, que serviu de sua casa, embora ainda não sendo o local ideal.
A 4 de julho de 1987, é inaugurado o Pavilhão do Castêlo da Maia Ginásio Clube. Na altura, era Presidente o jovem António Martins, também ele jogador, treinador e dirigente, uma das personalidades do clube maiato.
O ano de 1989 marca o primeiro momento alto do clube, uma vez que a equipa de juvenis feminina sagrou-se campeã regional e nacional invicta, conquistando o primeiro título do clube nos escalões de formação. Duas épocas depois, em 1991/1992, mais um momento histórico, em que as duas equipas principais, masculino e feminino, disputam pela primeira vez no mesmo ano, o campeonato da 1ª Divisão.
Em 1994, mais um ano de sucesso, ano em que a formação principal feminina conquistou pela primeira vez o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. No setor masculino, uma vitória por 3-2 sobre o Sporting CP permitiu pela primeira vez erguer a Taça de Portugal.
Desde então, o conjunto masculino do Castêlo da Maia conquistou 4 Campeonatos Nacionais de Voleibol, 1 II Divisão, 6 Taças de Portugal, 1 Taça FPV, 5 Supertaças e 2 III Divisão. No setor feminino, o conjunto alaranjado conquistou 1 Divisão A2 Voleibol Feminino, 1 II Divisão Feminina, 8 Taças de Portugal, 9 Campeonatos Nacionais, 6 Supertaças e 1 III Divisão Nacional.