O Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve duas mulheres e um homem, com idades entre os 50 e os 68 anos, nos concelhos de Trofa, Vila Nova de Famalicão e Santo Tirso, no âmbito de uma investigação por crime de roubo.
As autoridades apuraram que os suspeitos estavam envolvidos no roubo de reboques de camiões de empresas de logística, apropriando-se ilegalmente de vários produtos destinados ao mercado europeu, com um valor estimado de 240 mil euros, informou a GNR em comunicado.
Durante a operação, foram cumpridos três mandados de detenção, seis mandados de busca domiciliária e 12 mandados de busca não domiciliária. As buscas foram realizadas em armazéns e veículos localizados nas localidades de Esmoriz, Vila Nova de Cerveira, Castêlo da Maia, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Gaia, Nogueira da Maia, Ribeirão e Lousado.
Foram apreendidos aproximadamente 15.000 pacotes de massa provenientes de um lote roubado, duas armas de fogo, 21 munições, um veículo roubado com matrículas falsas, um diamante e várias safiras com um peso estimado de 37,4 gramas, três computadores portáteis, dois tablets, 11 telemóveis e 16 maços de tabaco.
A investigação foi desenvolvida em coordenação com a Polícia Judiciária do Porto, que já estava a investigar os mesmos indivíduos por outro tipo de crime.
Os detidos foram constituídos arguidos e compareceram no dia 12 de julho, quarta-feira, no Tribunal Judicial de Vila Real para aplicação das medidas de coação.