O Mira Maia Shopping já permite a entrada a animais de estimação. É o segundo no país a adotar tal medida.
A inscrição dos animais no sítio do centro comercial requer verificação da documentação estipulada pela lei portuguesa e é valida durante um ano. Os clientes apenas devem avisar a segurança aquando da entrada no espaço.
Cada visitante pode entrar com até dois animais, desde que acomodados no carrinho do shopping ou numa transportadora, e apenas em lojas aderentes.
A entrada de animais em espaços comerciais como lojas ou supermercados já é permitida em vários outros países europeus, como é o caso da França ou da Alemanha. E em quase todos eles, à excepção dos países escandinavos, a presença de cães em restaurantes, bares ou cafés passou a fazer parte do quotidiano.
A França é apontada como o país europeu mais pet-friendly. Ali o que é visto como estranho é que haja algum cão preso à entrada de um estabelecimento à espera do seu dono, como é costume em Portugal.
Em países como a Alemanha ou a Itália a entrada de cães nos espaços de restauração está dependente do tamanho destes: os pequenos são bem aceites, os outros nem por isso. Na Suíça não se colocam estas restrições e em Inglaterra também não. A Irlanda foi o último país europeu, antes de Portugal, a permitir a entrada de animais em espaços de restauração. Aconteceu em Dezembro.