Este Centro permite distribuir voluntários pelas instituições públicas e privadas da Maia que não tenham fins lucrativos.
O Compromissum – Centro de Voluntariado da Maia – celebrou o seu primeiro ano de atividade no dia 11 de agosto. Esta estrutura foi criada como elemento catalisador do exercício da cidadania e da responsabilidade social e, no seu primeiro ano de atividade, contou com a participação de 174 voluntários inscritos e 16 organizações promotoras de voluntariado.
Mas como funciona o Compromissum?
O Compromissum assume-se como uma estrutura organizada de proximidade que visa promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado. Compete ao Compromissum assegurar a capacitação e formação inicial dos voluntários e das organizações promotoras de voluntariado, cabendo às organizações a formação específica na área de atuação.
Na prática, qualquer pessoa que queira fazer voluntariado pode inscrever-se numa plataforma para esse efeito e, depois, ser colocada numa das organizações promotoras de voluntariado. Estas organizações também têm de inscrever-se e especificar as suas necessidades. Podem ser organizações promotoras de voluntariado todas as instituições públicas e privadas da Maia quer não tenham fins lucrativos. Alguns exemplos são as Juntas de Freguesia, a Santa Casa da Misericórdia (como lares e projetos de solidariedade), o Centro Municipal de Recolha de Animais de Companhia da Maia, os Gabinetes de Saúde e também o Cantinho do Tareco.
Mais informações sobre o Compromissum, aqui.